Você já deve ter ouvido falar do empréstimo com garantia de veículo que exige garantia do seu automóvel, certo?
Simule seu refinanciamento de veículo aqui
Então, é isso que o contrato de refinanciamento de veículo faz. Esse método de negociação, o seu automóvel funciona como uma garantia de pagamento.
Portanto, se o cliente não arcar com as suas obrigações e deixar de quitar parcelas, a instituição financeira recebe o veículo como compensação pela dívida. Além de carros, os bens colocados no contrato podem ser um imóvel, por exemplo.
Usar o carro como garantia de pagamento de empréstimo é uma alternativa segura?
Na maioria dos casos com problemas de falta de dinheiro, a única opção é fazer um empréstimo. Portanto, nem todos conseguem o valor desejado para resolver o problema financeiro. E aí entre a alternativa de refinanciar o veículo da família.
No refinanciamento, os juros são mais baixos em comparação ao crédito pessoal, por exemplo. Isso existe porque a instituição financeira entende que, caso você não pague a dívida, ela não terá prejuízo, já que poderá tomar o carro para compensar o valor emprestado.
Quais veículos podem ser refinanciados?
Um dos requisitos para fazer o refinanciamento de veículo é o modelo e ano do carro. Na maioria dos casos, as instituições financeiras só aceitam refinanciamento de automóveis com menos de 10 anos.
Logo, quanto mais novo e mais caro for o seu automóvel, maior a chance para fazer o refinanciamento e mais dinheiro você conseguirá. A avaliação é feita de acordo com os valores indicados pela tabela Fipe. E a quantia liberada pelo banco é referente à metade do valor do veículo.
E a sua renda mensal também é levada em conta, já que o refinanciamento só permite que você comprometa até 35% do quanto de dinheiro você ganha por mês.
O que é necessário para fazer refinanciamento de veículo?
Você deverá ir até a instituição financeira com seus documentos pessoais, sendo eles original e cópia do RG, CPF, certidão de casamento (se for o caso), comprovante de renda e comprovante de residência.
Além disso, a documentação do automóvel também deverá ser entregue. Será necessário o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Lembrando que: se você estiver com o nome sujo, pode ser que tenha mais dificuldades para conseguir o refinanciamento de veículo.
É importante que você saiba que é possível que liberem um crédito, caso você esteja negativado, mas isso pode contar com taxas de juros mais altas, o que só aumentaria sua dívida.
Como coloco meu veículo como garantia de empréstimo?
Primeiro de tudo: faça uma simulação de empréstimo com garantia de veículo, o Bom Pra Crédito permite essa opção totalmente virtual, basta fazer o cadastro e análise de dados.
O próximo passo é a verificação do veículo para saber qual o limite de crédito vai ser liberado e quais as preferências de pagamento.
Como fazer empréstimo com garantia de veículo?
Para solicitar o refinanciamento de veículo, basta escolher uma instituição financeira que você possui confiança para poder fazer a solicitação. O Bom Pra Crédito, por exemplo, tem parceiros reconhecidos no mercado que fazem este tipo de empréstimo.
Acesse o site da instituição e faça uma simulação gratuita (aqui).
E se eu não conseguir pagar as parcelas do refinanciamento?
Infelizmente, seu nome vai para o registro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E mais, o carro será tomado e irá a leilão para que o banco consiga de volta o valor que emprestou.
Contudo, antes de tomar qualquer tipo de decisão, você deve analisar todos os pontos que debatemos até agora sobre refinanciamento de veículos. Averiguar todas as vantagens e desvantagens desse serviço para saber se ele é o mais oportuno para a sua necessidade.