no ,

Cartão de crédito: Coisas que você deve saber sobre ele

Cartão de crédito

Todos os consumidores possuem o desejo de ter um cartão de crédito, visto que essa forma de pagamento proporciona elevada segurança e praticidade, podendo ser utilizada para pagamentos em estabelecimentos físicos e virtuais no Brasil e no mundo. Existem dois principais tipos de cartão de crédito, sendo eles os nacionais e os internacionais. 

Saiba Mais:

Tire suas dúvidas sobre o cartão de crédito Nubank

Conheça aqui os Cartões de Crédito Caixa

Cartão de crédito Hipercard para negativados

Neste artigo iremos apresentar algumas das características de ambos os tipos de cartão de crédito, visando assim tirar todas as eventuais dúvidas que possam existir acerca da funcionalidade dessas duas modalidades de cartão. 

Diferenças entre o cartão nacional e o internacional 

Tanto o cartão de crédito nacional quanto o internacional possuem funcionalidades parecidas, sendo o cartão internacional disponível para que o cliente possa efetuar operações financeiras tanto em território nacional quanto no internacional. Mas, ambas as opções de cartão de crédito proporcionam que o usuário realize transações de saque, empréstimos, depósitos, compras online, dentre outros serviços desde que não ultrapasse o limite oferecido e que a instituição financeira permita. 

Quem pode ter acesso aos cartões nacional e internacional?

As regras para aquisição de um cartão de crédito internacional são basicamente as mesmas impostas na hora de solicitar um cartão nacional. É obrigatório ter idade igual ou superior a 18 anos, além de corresponder a todos os requisitos de comprovação de renda e bom histórico de pagamento no mercado financeiro, sendo assim a melhor dica é que o interessado se certifique de manter suas contas em dia e não possua nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito como o SERASA e o SCPC. È recomendado, também, que o interessado verifique junto a instituição financeira quais os passos que devem ser seguidos em caso de uma possível ativação da função crédito para compras internacionais. 

Verifique se o cartão possui bandeira internacional 

Na hora de efetuar o cadastro para recebimento de um cartão de crédito, é necessário que o usuário verifique se ele possui a possibilidade de efetuar compras no exterior. Nos casos em que o interessado á possui um cartão de crédito, é possível verificar no verso do cartão se ele está habilitado para efetuar compras internacionais. A verificação pode ser feita observando se está escrito no verso do plástico a palavra “internacional”. Caso no verso esteja escrita a frase “valid only in Brazil”, significa que o cartão só permite compras em estabelecimentos comerciais com sede no Brasil. 

É necessário ter um cartão de crédito internacional?

Se o cliente busca descontos na compra de produtos nas lojas físicas e virtuais de países estrangeiros, o cartão de crédito internacional se faz necessário. Isso se dá pelo fato da conversão automática da moeda estrangeira em moeda local, que é realizada de forma automática e não burocrática. 

Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pelo cartão de crédito internacional, esse serviço costuma cobrar taxas maiores de anuidade e de outros serviços, sendo assim é essencial que você reflita sobre a real necessidade de obter esse tipo de cartão para não acabar gastando dinheiro em taxas pelo qual não aproveita os benefícios. A seguir falaremos a respeito de algumas situações onde o uso de um cartão de crédito internacional se faz necessário.  

O primeiro caso se dá a partir da necessidade de saques em agências do exterior, sendo ideal para os consumidores que costumam realizar viagens a outros países e por algum motivo tenham que sacar dinheiro físico no local em que se localizam. A segunda forma para usar essa modalidade de cartão é quando há a necessidade de se efetuar compras em lojas virtuais, como lojas de smartphones, eletrônicos, roupas, acessórios, etc. Clientes que só possuem o cartão nacional estão impossibilitados de adquirir quaisquer produtos nesses estabelecimentos com a opção de pagamento em cartão de crédito. 

O terceiro caso de uso de um cartão internacional diz respeito a praticidade do cliente realizar suas compras em lojas estrangeiras e ter a conversão da moeda feita de forma automática, possibilitando, dessa forma, que o comprador tenha maior rapidez e segurança na hora em que efetuar suas compras. Resumidamente, o cartão internacional é feito para quem tem o costume de realizar compras internacionais, mas caso não tenha esse hábito é mais recomendável que a solicitação para cartão seja para um na modalidade nacional. 

Vantagens de um cartão de crédito internacional 

São inúmeras as vantagens proporcionadas por um cartão de crédito internacional. A primeira delas é a possibilidade de realizar compras do conforto da própria casa em sites de todo o mundo, sendo recomendado, apenas, que no ato da compra o cliente verifique informações como disponibilidade de entrega para o endereço no Brasil, além dos valores do frete e de outras tarifas e impostos para não ter nenhuma surpresa no pagamento da fatura. Um desses impostos é o IOF que tem uma taxa de 6,38%, mas que é isento no caso de compras de produtos como livros, jornais, remédios, etc. 

Quem costuma realizar compras através do PayPal, que é um aplicativo para compra e venda de produtos do Brasil e do mundo, deve possuir um cartão de crédito internacional tendo em vista que a empresa solicita que seja cadastrado um cartão de crédito com possibilidade de pagamento no exterior. O PayPal é um serviço de pagamento bastante prático e acessível, visto que é aceito em milhões de estabelecimentos ao redor mundo.  A participação em programas de recompensas e a negociação no valor da anuidade são mais dois dos vários benefícios proporcionados por um cartão de crédito internacional. 

Cuidados ao usar o cartão de crédito 

Algo bastante importante na hora de utilizar um cartão de crédito para compras internacionais é saber que a conversão dos valores das compras será feito no fechamento da fatura e considerando a cotação do dólar no dia, sendo assim você poderá pagar um valor maior do que o planejado Além disso também há a incidência de taxas como o IOF, bem como outras tarifas. 

Realize um planejamento dos seus gastos

Se necessitar realizar uma viagem internacional, é recomendado que você realize um planejamento detalhado acerca dos seus possíveis gastos, ou seja, tente antecipar o valor máximo que terá disponível para gastar na viagem e, feito isso, observe se o seu cartão de crédito tem limite suficiente. O ideal é que haja uma sobra de limite de crédito além do valor programado no caso de você passar por algum momento em que precise fazer alguma compra de emergência. 

Vantagens comuns a todos os cartões de crédito 

Existem vantagens que são compartilhadas por quem possui tanto um cartão de crédito nacional quanto um internacional, sendo elas a possibilidade de pagamento de compras de forma parcelada, a facilidade de pagar a compra apenas no vencimento da fatura, a segurança na hora de realizar as compras, isso porque evita que o cliente ande na rua com valores altos de dinheiro físico, além da possibilidade de compras em lojas virtuais, visto que mesmo as lojas possuindo a opção de pagamento em boleto o pagamento com cartão de crédito é confirmado de maneira automática. 

Desvantagens de um cartão internacional 

Dentre as desvantagens do cartão de crédito internacional frente a modalidade nacional estão o pagamento de anuidade bem superior, na maioria dos casos, além do pagamento de impostos com o IOF e taxas de importação. É recomendado que o cliente avise ao banco sobre sua viagem, isso para evitar que suas compras no exterior sejam mal interpretadas e o banco acabe bloqueando seu cartão por suspeita de clonagem. 

Cartão de débito internacional

Assim como o cartão de crédito, o cartão de débito internacional também cobra taxas cobradas no cartão de débito também é uma desvantagem tendo em vista que acarreta em um maior gasto. Por outro lado, ele permite um maior controle, afinal você saberá quanto ainda tem disponível para gastar. A desvantagem encontrada é que a função débito não concentra os gastos em um único dia para pagamento no vencimento, isso porque o dinheiro é debitado automaticamente da conta.

Uso do cartão de crédito pré-pago no exterior 

Outra opção é o cartão de crédito pré-pago, que tem funções bastante parecidas que um cartão de crédito convencional, mas permite um controle maior pelo usuário, isso porque os gastos serão limitados ao valor da recarga que foi efetuado previamente. A desvantagem é a mesma dos cartões de débito e crédito convencionais, uma vez que também cobra o IOF e outras taxas. Então, a dica deste artigo é que você efetue hoje mesmo um planejamento sincero e verifique a viabilidade de aquisição de uma das formas de cartão dentre as apresentadas no texto.

Saiba Mais:

Conheça as vantagens do Cartão de crédito C6 Bank

Solicitar‌ ‌um‌ ‌Cartão‌ ‌Magazine‌ ‌Luiza

Cartão de Crédito Ourocard Fácil Como Solicitar