no

Como comprar um carro no leilão em 2020

comprar um carro no leilão
comprar um carro no leilão

Sempre queremos fazer um bom negócio e economizar dinheiro, e comprar um carro no leilão pode ser uma maneira de fazer os dois. A maioria das pessoas não conhece essa modalidade de compra, mas ela pode ser excelente para diversas finalidades, principalmente para quem revende veículos ou deseja adquirir peças  de um carro que não é fabricado mais por exemplo. 

Saiba Mais:

Arrematar no leilão de moto barata CBX 250

Leilão online de carro do Detran

Como‌ ‌comprar‌ ‌uma‌ ‌moto‌ ‌usada‌ ‌barata

O que mais agrada a essas pessoas que revendem veículos ou deseja adquirir peças  de um carro que não é fabricado mais ao comprar um carro no leilão são principalmente os preços que são bem abaixo da tabela FIPE e dos preços praticados no mercado, podendo te garantir uma economia de até 40% em média no valor do carro. 

Mas não se engane, pois é preciso conhecer bastante sobre diversos assuntos antes de tentar arrematar o seu bem em um leilão para acabar não pagando para ver com o ditado do barato que sai caro. 

Existem leilões de diversas procedências como leilão de montadoras que são aqueles veículos que sofreram pequenos danos ao sair da sua fábrica num processo de transporte em caminhão-cegonha por exemplo e não são vendidos em concessionárias; aqueles leilões de financiadoras ou bancos que ocorrem quando os clientes que optam por um financiamento acabam não cumprindo o contrato e pagando a dívida restante ou atrasando parcelas e os leilões de seguradora que são aqueles veículos que sofreram acidente, foram roubados ou utilizados em crimes; leilão do detran regional que são carros apreendidos por irregularidades no trânsito. 

Cada uma dessas modalidades possui seus prós e contras, mas é essencial que você conheça todos eles antes de tomar uma decisão de comprar um carro no leilão pois ainda assim é uma atitude bastante arriscada. 

Veja como adquirir um veículo de leilão

Já dissemos que existem diversos tipos de leilão e para escolher o melhor para você é preciso entender o quanto você sabe sobre o assunto para não comprar gato por lebre. O primeiro passo é entender quais os tipos de veículos são leiloados e qual é a sua procedência. Os leilões de carro dependem muito dos leiloeiros e disponibilidade dos órgãos ou instituições, mas não há uma regra padrão para isso, podendo ser desde carro, moto até caminhões e barcos. Você pode consultar todas essas informações no edital de um leilão bem como saber se ele é presencial ou online. Confira abaixo mais dicas:

Acompanhando o site do Detran do seu estado

O detran é um órgão que possui diversas repartições estaduais e através da sua página na web regional, você pode conferir editais previstos ou abertos de acordo com o seu estado ou cidade. Você ainda pode conferir os lotes que serão vendidos bem como todos os detalhes do que vai ser ofertado para que você se planeje antes de efetivamente tentar comprar um carro no leilão.

Pelo site de leiloeiros credenciados

Leiloeiros são pessoas habilitadas pela junta comercial a praticarem esse tipo de venda e eles ganham comissões massivas pelos lotes que efetivamente venderem. Por isso, muitos deles possuem até sites para divulgar o que será ofertado e até realizam o leilão de forma online. Por lá você também pode consultar leilões da modalidade presencial e quando eles ocorrerão. 

Procedimento necessário para adquirir um veículo no leilão

Assim como tudo na vida, comprar um veículo no leilão deve seguir alguns procedimentos para garantir que você efetivamente consiga arrematar o seu lance. Descubra mais sobre o assunto logo abaixo.

Seja maior de idade

Assim como tudo na vida que exige responsabilidade, para comprar seu carro no leilão é necessário ter a maioridade adquirida, sendo maior de 18 anos ou emancipado com os devidos documentos  como RG, CPF e o mais importante: ter o valor do lance. 

Modalidade presencial e online

Os leilões possuem duas modalidades: presencial e online. As presenciais normalmente são o que consideramos como o leilão em si, em que é preciso comparecer ao local designado e gritar lances. Mas há também a modalidade online que te permite arrematar um bem do outro lado do país. Mas não se engane, para retirar o seu veículo é necessário comparecer no local em que o veículo se encontra e para isso é preciso cumprir o prazo apertado de 5 dias úteis. 

Dê seus lances

Dar um lance é relativamente simples e depende da modalidade que você escolher,, seja ela online ou presencial. De toda forma, basta fazer um simples cadastro com seus documentos pessoais e dar qualquer tipo de lance nos lotes disponíveis. Só garanta de dar lances em coisas que você realmente deseja adquirir pois não é possível voltar atrás sem perder dinheiro.

Leilão do Detran

O leilão do Detran é o mais conhecido de todos, principalmente por ter valores bem abaixo do que os praticados no mercado. Infelizmente não há um padrão bem definido para que esses leilões ocorram e isso varia de estado para estado e de região para região. A maioria dos leilões do detran são presenciais, e por isso é necessário comparecer a sede da sua cidade para efetivamente fazer seu cadastro e dar um lance. O bom disso é que te permite estar perto do bem que você deseja adquirir e quem sabe até fazer uma visita para acabar não comprando um bem que não condiz com o que está no edital.

Conclusão

Te passamos as dicas mais importantes para que você possa comprar um carro no leilão com segurança, que é escolher um veículo de procedência e ler atentamente os editais além de possuir certeza do lance que quer pois não é possível voltar atrás. E você, tá esperando o que para comprar seu carro no leilão?

Saiba Mais:

Leilão‌ ‌de‌ ‌carro‌ ‌de‌ ‌luxo‌

Leilão‌‌ ‌‌de‌‌ ‌‌moto‌‌ ‌‌usada‌‌ ‌‌2020

Cartão de Crédito Ourocard Fácil Como Solicitar