no

Baixa Aplicativo FGTS

Aplicativo FGTS

É mais fácil fazer o pedido do valor sem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Em breve, vamos mostrar a você mais sobre as regras, principalmente como funciona o fundo de garantia.

Pois, com isso, você entenderá quem tem direito e em quais circunstâncias vai poder utilizar o valor do fundo. Assim, se você quer saber como baixar o Aplicativo FGTS, continue lendo este artigo até o final.

O que é o fundo de garantia, como funciona e quem tem direito?

O FGTS é um benefício do governo federal que protege financeiramente os trabalhadores brasileiros, especialmente em caso de demissão sem justa causa.

Assim, as empresas empregadoras são obrigadas a depositar 8% do valor total do salário na conta da Caixa Econômica Federal.

No entanto, por meio do CPF, o dinheiro fica retido até que o trabalhador queira utilizar o valor, se puder.

Então, algumas das situações em que os cidadãos podem obter o valor do fundo de garantia são:

  • Além disso, em casos de demissão sem justa causa, fim de contrato de trabalho ou mesmo rescisão com acordo de ambas as partes, também têm direito ao fundo;
  • Em caso de urgência em casos de doenças graves, logo, se o trabalhador ou seu cônjuge tiver câncer, HIV e outros problemas de saúde podem pedir o dinheiro do FGTS;
  • Se o trabalhador desempregado não obter emprego em 2 anos, tem direito ao saque do valor de 1 salário do antigo trabalho;
  • Em financiamento de imóveis, ou em compras de terrenos, o valor do FGTS também pode ser utilizado, especialmente para pagar uma parte ou mesmo dar entrada.

Mas, é interessante destacar quem tem direito ao pagamento do fundo de garantia, portanto, todos os trabalhadores sob regime de CLT ou trabalhadores temporários têm direito.

Além disso, esse valor está disponível para trabalhadores rurais, aprendizes e outros regimes. No entanto, algumas regras podem mudar, principalmente o valor pago, para aprendizes como 2% do salário bruto ao invés de 8%.

Como fazer o download do Aplicativo FGTS?

Para fazer o download do Aplicativo FGTS, você precisa ir até à loja de apps do seu telefone, pesquisar por FGTS e instalar o app. Então, confira agora como se cadastrar no Aplicativo FGTS:

  • Depois de instalar o app em seu telefone, abra-o;
  • Toque na alternativa cadastre-se;
  • Preencha os dados pedidos como nome completo, CPF, e-mail, data de nascimento e registre uma senha de acesso;
  • A senha criada deve ser numérica, de seis dígitos;
  • Depois de inserir todos os dados, clique na alternativa Não sou um robô;
  • Em seguida, você receberá um e-mail de confirmação no e-mail fornecido. Então entre nele e toque no link enviado;
  • Após ter realizado o cadastro, acesse o app e insira o seu CPF e senha registrada;
  • Além disso, vão ser exibidas algumas perguntas adicionais sobre sua vida profissional, responda todas;
  • Em seguida, ao responder às perguntas, você deve ler e aceitar os termos e condições de uso do app, clicar na alternativa Concordo;
  • Uma vez feito, você pode utilizar o Aplicativo FGTS e utilizar todos os recursos disponíveis.

>Baixe o Aplicativo “FGTS” em seu celular através do link. 

(Android ou IOS)

Play Store: (https://bit.ly/FGTSGoogle)

ou

Apple Store: (https://bit.ly/FGTSApple)

Como consultar o saldo do FGTS?

O saldo do FGTS pode ser consultado por meio do site da Caixa ou do FGTS e por meio de app disponível para Android, iOS. Além de poder se cadastrar para receber as informações do FGTS via mensagem de celular ou e-mail. Aprenda como fazer em cada um:

Por meio do site

No site oficial, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser encontrado na carteira de trabalho ou em extrato antigo. No entanto, também é necessário uma senha cadastrada por meio do próprio trabalhador ou o uso da senha cidadão. Então, o serviço exibe dados cadastrais e lançamentos efetuados na conta da empresa responsável nos últimos seis meses.

Por meio do Aplicativo FGTS

Os trabalhadores podem consultar o FGTS por meio do celular através de um app para celular. Então, primeiro você precisa baixar o app, que está disponível para os sistemas Android e IOS. Em seguida, basta informar ao NIS (PIS/Pasep) e ao trabalhador sua própria senha cadastrada ou usar a Senha Cidadão.

Por meio do email

No site da Caixa, o trabalhador pode optar por receber um e-mail com as informações do depósito mensal em uma conta vinculada ao FGTS.

Veja também:
Diferença entre FGTS – aniversário e rescisão
Como funciona a antecipação?
Tem direito de receber FGTS?

Não consigo acessar a minha conta, o que devo fazer?

Se, mesmo depois de seguir os passos acima, você ainda não conseguir acessar sua conta, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal por meio de uma ligação. No entanto, para isso, saiba que o número da Caixa é:

  • Para capital e regiões metropolitanas: 3004 1104;
  • Para outros locais: 0800 726 0104.

Então, é importante mencionar que você nunca deve fornecer sua senha a ninguém, nem por meio do telefone, e-mail ou qualquer outro canal de atendimento.

Telefone FGTS

Se você tiver alguma dúvida sobre ao Aplicativo FGTS, saiba que pode resolver por meio de ligação. O telefone do FGTS são: 0800 726 0104 (demais regiões) ou 3004 1104 (capital e regiões metropolitanas).

No entanto, o FGTS é um app muito útil para os funcionários, com ele você pode acompanhar sua conta do FGTS de maneira mais prática e simples. Além disso, com o FGTS Trabalhador, você pode consultar depósitos em sua conta do FGTS, atualizar endereço, consultar os pontos de atendimento mais próximo e entre outros.

Então, tudo isso pode ser feito facilmente a qualquer hora, em qualquer lugar, apenas usando um celular. Através deste app, você vai poder sacar o valor liberado por rescisão de contrato de trabalho e desistência imediata.